Loading...

Versão 2.0 do Programa Startup Portugal cria novas medidas

Home / Notícias / Versão 2.0 do Programa Startup Portugal cria novas medidas

O Programa PSP+ (Programa Startup Portugal +) procura dar novo impulso à estratégia nacional para o empreendedorismo e afirmar Portugal como centro de inovação.

Apresentado em 2016, o PSP (Programa Startup Portugal) visava criar e fomentar o ecossistema nacional de startups, atrair investimento nacional e internacional para a criação e desenvolvimento das empresas e promover a internacionalização das startups portuguesas.

Passaram dois anos e é apresentado o Programa PSP+ (Programa Startup Portugal +). Pretende dar um novo impulso à estratégia nacional para o empreendedorismo e afirmar Portugal como centro de excelência na inovação e no empreendedorismo no plano internacional, reforçar os apoios financeiros e incentivos fiscais, aprofundar a relação entre startups e Estado, bem como atrair talentos altamente qualificados, novas empresas e smart money para o País.

O PSP+ compreende um total de 25 medidas destinadas a aprofundar algumas medidas do PSP e promover novas medidas divididas em três planos de atuação: ecossistema, financiamento e Internacionalização. As novas medidas pretendem uma atuação mais incisiva junto do ecossistema, o financiamento das startups portuguesas em diversas etapas do seu crescimento, atraindo fundos de capital de risco, a respetiva internacionalização e a atração de novas empresas e financiadores para o país.

Reativação de Medidas do PSP

  1. Startup Voucher (confere ferramentas técnicas e financeiras para a criação de startups, incluindo subsídio mensal de 700 euros para desenvolvimento do projeto (400 novas vagas).
  2. Programa Momentum (dirigido a finalistas e recém-graduados do ensino superior (abertura de mais 50 vagas anuais para apoio a novos projetos).
  3. Vale Incubação (apoio logístico e serviços – tickets entre 5.000 e 7.500 euros, prestados por incubadoras a startups com menos de 1 ano.
  4. Missões de Internacionalização (inclusão de startups nacionais em eventos de tecnologia internacionais e comitivas oficiais.
  5. Road2WebSummit (participação de empresas portuguesas no Web Summit).

    Novas Medidas do PSP+

  1. Startu Hub – Plataforma Digital de Mapeamento e Matchmaking;
  2. Pitch Voucher;
  3. Formação para Empreendedores;
  4. InovGov;
  5. Open Kitchen Labs;
  6. Energy Challenge;
  7. Inov Comércio;
  8. Fundos de Coinvestimento Internacional;
  9. Linha ADN Startup;
  10. Keep – Key Employee Engagement Program;
  11. Instrumentos de Dinamização e Coinvestimento com Incubadoras e Aceleradoras;
  12. Capital + Aceleração;
  13. Linhas de Financiamento para Projetos Tecnológicos no Turismo;
  14. Call MVP – Minimum Viable Products;
  15. Metro Accelerator for Hospitality Powered by Techstars;
  16. Espaço Empresa para Startups;
  17. Tech Visa;
  18. Digital Hachathons;
  19. Centro de Inovação no Turismo;
  20. Think Tank de Apoio ao Mercado Único Digital.