Propostas de reformas relativas aos regulamentos dos agentes de futebol

Home / Direito do Desporto / Propostas de reformas relativas aos regulamentos dos agentes de futebol

O Comité de Investidores do Futebol e o Concelho da FIFA, no ano passado, defenderam, unanimemente, uma série de propostas de reformas relativas aos agentes de futebol, com o objetivo de proteger a integridade futebolística e repressão de posteriores abusos.

Estas medidas foram o resultado de um extensivo processo de consulta com os respetivos investidores (jogadores, clubes, ligas e membros associativos), tais como agentes que foram convidados para várias reuniões de consulta.

O objetivo geral passou pela melhoria na transparência, proteção do bem-estar dos jogadores, aumentar a estabilidade contratual bem como o elevar dos padrões éticos profissionais. Por outras palavras, o objetivo das propostas criadas visa a eliminação, ou pelo menos redução, do abuso de práticas que, infelizmente, ainda existem no mundo do futebol.

Deste modo, são de destacar as seguintes propostas apresentadas pela FIFA:

  • estabelecimento de um limite para as comissões para evitar práticas excessivas e abusivas;
  • limitação da representação múltipla para evitar conflitos de interesse;
  • reintrodução de um sistema de licenciamento obrigatório para os agentes elevarem os padrões profissionais;
  • criação de uma câmara de compensação da FIFA para garantir melhor transparência financeira;
  • estabelecimento de um sistema eficaz de resolução de disputas da FIFA para tratar de disputas entre agentes, jogadores e clubes;
  • divulgar e publicar todo o trabalho relacionado com as transferências dos agentes futebolísticos, com vista a aumentar a transparência e a melhoraria na credibilidade do sistema de transferência, bem como o apoio à implementação de novos regulamentos.

 

De acordo com a FIFA, todas as propostas são sensíveis, razoáveis, racionais e proporcionais com vista à proteção dos interesses dos jogadores, visando o aumento no interesse do mercado futebolístico. Neste momento, a FIFA encontra-se a desenvolver novas propostas para serem transformadas em Regulamentos.

 

Para mais informações, aceder aqui

 

N-Advogados
Solidez. Confiança. Resolução. Credibilidade
Braga. Porto. Lisboa. Funchal
Portugal. Angola. Moçambique
Advogados. Lawyer