O Dia Internacional da Internet Segura

Home / Advogados Braga / O Dia Internacional da Internet Segura

O Dia Internacional da Internet Segura celebra-se a 8 de fevereiro em 2022.

Este Dia Internacional foi criado em 2004 e começou a ser celebrado no ano seguinte como parte da iniciativa do Projeto SafeBorders da União Europeia.

A efeméride tem por objetivo envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs, nas escolas, universidades, ONG’s e na própria rede. À medida que a Internet continua a crescer, também crescem os perigos relacionados com a privacidade, o aumento de conteúdo não filtrado e inapropriado e o impacto das redes sociais em crianças e adolescentes.

A iniciativa é da organização INSAFE – INHOPE, a qual junta outras entidades que promovem a utilização consciente da Internet no espaço da União Europeia, e estendeu-se já a 170 países de todo o mundo.

De ano para ano, o Safer Internet Day (SID) elege um tema diferente. Este ano, o lema é “juntos por uma internet melhor” enfatizando o objetivo de tornar a internet um lugar melhor e mais seguro para todos, especialmente para crianças e jovens.

As preocupações com a cibersegurança estão na ordem do dia e as ameaças cibernéticas são cada vez mais sérias e mais frequentes. O que se prevê para 2022:

  1. 85% de violações de segurança cibernética sejam causadas por erro humano. (Verizon);
  2. 94% de todo o malware é entregue por e-mail. (CSO Online);
  3. Ataques de ransomware acontecem a cada 10 segundos. (Grupo InfoSecurity);
  4. 71% de todos os ciberataques têm motivação financeira, seguido por furto de propriedade intelectual e, por último, espionagem). (Verizon)

Depende de todos e cada um minimizar estas previsões. Recordamos alguns procedimentos que devem ser seguidos para uma maior proteção do nosso dia a dia:

  • Criar uma password forte e segura;
  • Mudar de password de 6 em 6 meses;
  • Não ligar todas as contas entre si;
  • Não repetir passwords entre contas;
  • Fazer compras somente em sites seguros (“https”) e no computador pessoal;
  • Atualizar antivírus e restante software do computador;
  • Limpar a cache do computador;
  • Proteger a rede sem fios de internet com password segura.

 

A equipa multidisciplinar da N-Advogados continua a acompanhar as alterações legislativas, as medidas adotadas e atenta a informação relevante por forma a dar sempre todo o apoio necessário.

Para mais informações, contacte-nos

N-Advogados