Dia Internacional dos Direitos Humanos

Home / Assessoria Jurídica / Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro. Este Dia Internacional foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas que, em 10 de dezembro de 1948, proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Pode aceder ao texto integral da Declaração Universal dos Direitos do Homem aqui.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem descreve os direitos e liberdades fundamentais de todas as pessoas sem distinção de raça, cor, sexo, religião, língua, opinião política, origem nacional ou social, fortuna ou condição social. A Declaração Universal expressa direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, tendo como princípios gerais a universalidade, a indivisibilidade e a interdependência.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi elaborada por uma comissão de 9 elementos criada pela ONU. Os elementos que compunham a comissão tinham formação e percursos profissionais diversificados: juristas, diplomatas e personalidades de reconhecida influência social. A título de curiosidade, saiba que a referida comissão era presidida por Eleonor Roosevelt, esposa do falecido Presidente dos EUA e que, à data, por nomeação do Presidente Truman, era a embaixadora dos EUA na ONU.

Os membros principais desse comitê eram: Eleonor Roosevelt (Estados Unidos), Peng Chun Chang (Taiwan), Charles Dukes (Reino Unido), Alexander Bogomolov (União Soviética), John Peters (Canadá), Hernán Santa Cruz (Chile), René Cassin (França), William Hodgson (Austrália) e Charles Malik (Líbano). Os trabalhos desta comissão decorreram entre 1946 e 1948, no período imediatamente após o fim da II Guerra Mundial. A Declaração originária teve os votos favoráveis de 48 estados, a abstenção de 8 e dois dos estados não votaram.

Aos dias de hoje, a totalidade dos 193 estados-membro da ONU são signatários da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

Recorde-se ainda que o simbolismo da data de 10 de dezembro é também assinalado pela entrega do Prémio Nobel da Paz.

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, uma Resolução que instituiu o dia 10 de dezembro como Dia Nacional dos Direitos Humanos.

A equipa multidisciplinar da N-Advogados continuará a acompanhar as alterações legislativas e medidas adotadas, de forma a informar e prestar sempre todo o apoio necessário.

Para mais informações, contacte-nos

N-Advogados
Solidez. Confiança. Resolução. Credibilidade.
Braga. Porto. Lisboa. Funchal.
Portugal. Angola. Moçambique.
Advogados. Lawyer