Dia Europeu da Vítima do Crime

Home / Advogados / Dia Europeu da Vítima do Crime

A 22 de fevereiro assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime. Esta data foi criada em Estocolmo, em 1990, pela Victim Support Europe, organização que agrega os serviços de apoio às vítimas de 31 países europeus. Em Portugal, as iniciativas relativas a este dia estão a cargo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), entidade também responsável por prestar apoio emocional, psicológico, social e jurídico às vítimas de crime em Portugal.

O objetivo deste dia é sensibilizar para a proteção, respeito e salvaguarda dos direitos das vítimas de crime, sendo uma oportunidade mais para divulgar e esclarecer sobre os mecanismos e recursos disponíveis caso sejam vítimas de crime ou tenham presenciado a prática de qualquer crime, independentemente da sua natureza.

Recentemente, foram criados Gabinetes de Apoio à Vítima nos Departamentos de Investigação Criminal, refletindo, desta forma, a necessidade de assegurar, de forma ininterrupta, o atendimento, informação e apoio a prestar às vítimas, bem como a necessidade de articulação com as diversas instituições responsáveis pela capacitação, apoio e proteção da vítima.

Neste âmbito, foi implementado, a nível europeu, uma linha telefónica de apoio à vítima, sendo Portugal um dos 13 Estados-membros que aderiu à iniciativa. O número 116 606 tem como desígnio prestar apoio de uma forma mais acessível e célere, podendo as vítimas dispor de assistência prestada por profissionais capacitados, aptos a fornecer informação inicial e prestar atendimento a nível social, jurídico ou psicológico a todas as vítimas.

Esta linha é gratuita e confidencial e encontra-se disponível das 08h às 22h.

 

Não basta soerguer os fracos, é preciso ampará-los depois“, William Shakespeare