Departamento de Moda – Fashion Law

O sector têxtil, do calçado e sucedâneos, neste momento, encontra-se numa fase de ascensão, devido ao facto da etiqueta “made in Portugal” ser cada vez mais sinónimo de qualidade e de sustentabilidade, adquirindo assim uma vantagem comparativa em relação aos demais mercados.

A indústria da moda congrega, assim, diversas questões jurídicas em cada fase do negócio, tais como, a criação de empresas e assessoria específica para startups, a arquitetura contratual e organização da empresa, que abrange elaboração de contratos de distribuição, internacionalização, exclusividade, agência, contratos laborais e negociação de contratos com modelos, contratos publicitários e de marketing, direito de imagem, o aclamado E-Commerce, bem como os demais contratos e licenciamentos conexos e até mesmo o planeamento fiscal e aduaneiro, ou mesmo nas questões de Contrafação / Concorrência Desleal.

Dentro do espaço da União Europeia, por força das diretivas e regulamentos vigentes, é conferido um maior grau de proteção relativamente à Propriedade Industrial e Intelectual do que nas demais jurisdições. No mundo da moda, os direitos conferidos pela propriedade intelectual e industrial são fulcrais para o desenvolvimento nacional e internacional da sua marca, sendo que o objetivo primordial será desenvolver a estratégia mais adequada, através da utilização profícua dos mecanismos legais disponíveis.

A N-Advogados encontra-se ainda munida de vários serviços jurídicos especializados, tal como a Propriedade Industrial e Intelectual, sector no qual desenvolve uma intensa actividade no que respeita à proteção dos direitos de autor e direitos conexos e ao registo e manutenção de marcas, patentes, desenhos e modelos industriais, logótipos, firmas comerciais e denominações sociais, a nível nacional, comunitário e internacional.

Suportada nesta estrutura jurídica multidisciplinar, a nossa equipa está dotada para aconselhar e acompanhar os seus clientes em todas as diversas fases da conceção, implementação de projectos, estruturação, negociação e evolução dos seus clientes neste setor industrial.

A par disso, a N-Advogados desenvolve uma intensa atividade, judicial e extrajudicial nas vastas áreas do Direito, contando com a experiência de advogados, árbitros, mediadores e agentes oficiais da propriedade industrial e vários parceiros com competências nestes domínios, tanto a nível nacional como internacional.

Notícias

Curso Breve sobre Sindicalismo e Direito Grevista
17, Outubro

António Bessa, advogado da N-Advogados, estará presente como orador no curso breve sobre Sindicalismo e Direito Grevista, nos próximos dias 21 e 22 de outubro, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Ler Notícia
I Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos
11, Outubro

Mariana Boçon, advogada da N-Advogados, estará presente com o paper intitulado “100 anos da OIT: A promoção da igualdade de género e os desafios à proteção social do trabalho doméstico”.

Ler Notícia
Alterações ao Código do Trabalho
09, Outubro

Organizado pela N-Advogados, no dia 23 de outubro, com início às 15h00, realiza-se no Salão Nobre da Associação Comercial de Braga, o workshop Alterações ao Código de Trabalho. Com entrada gratuita, mas sujeita a inscrição em www.nadvogados.com/codigodotrabalho, a sessão encerrará pelas 18h00.

Ler Notícia