Realiza-se de janeiro a setembro de 2019, na Escola de Direito do Porto – Universidade Católica Portuguesa (UCP), o Curso de Mediação de Conflitos, com Dupla Certificação: Mediação Privada e Mediação Pública. Os formadores são nomes de referência na área a nível internacional e o curso aborda o processo de mediação, os aspetos teóricos da resolução de conflitos e da negociação, bem como os sistemas de mediação no contexto legal português.
Ana Maria Maia Gonçalves, Cátia Cebola, Célia Nóbrega Reis, Maria João Castelo-Branco, Nuno Albuquerque, Thomas Gaultier, Vera Pereira são os formadores do Curso de Mediação de Conflitos que terá módulos que abordam de uma forma profundo a mediação de conflitos: aspetos teóricos da resolução de conflitos, ADR continuum, o processo de mediação, técnicas de comunicação em mediação, o advogado e a mediação, avaliação intermédia, a dinâmica do consenso, Teoria do Risco, campos de mediação, mediação ambiental, ética em mediação, iniciação à neuropsicologia da mediação, mediação intercultural são alguns dos temas dos módulos.
O Curso será leccionado como pós-graduação da Escola de Direito do Porto – Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Para além dos formadores e dos temas, o curso possui especificidades que fazem dele uma formação de nível e qualidade internacionais:
- Cada participante realiza o seu perfil individual face ao conflito, utilizando o CDP (Conflict dynamics Profile) e tem feedback personalizado. Uma parceria com o Eckerd College nos Estados Unidos possível em Portugal e em português.
- A avaliação é feita segundo standards internacionais, supervisionada por entidade independente e dando acesso à utilização do logo de Mediador Certificado ICFML que é o primeiro passo para a certificação internacional do International Mediation Institute.
- O programa do curso para esta edição foi cuidadosamente revisto para integrar os últimos desenvolvimentos na área e o que de mais recente é lecionado em mediação de conflitos a nível mundial (nos USA, na Austrália e na Ásia).
- Número de vagas limitada a 30 alunos. Curso de 200 horas.
- O curso preenche os requisitos legais para acreditação junto do Ministério da Justiça, pois o ICFML é uma entidade acreditada como entidade certificadora pelo Ministério da Justiça, possibilitando o exercício da atividade de mediador de conflitos nos Julgados de Paz e junto dos Tribunais Judiciais. Em simultâneo, preenche também os requisitos do International Mediation Institute, em Portugal representado pelo ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos) para a certificação de mediadores no sector privado, tanto nacional como internacionalmente.
As candidaturas estarão abertas até ao dia 15 de novembro e para qualquer dúvida e inscrição basta utilizar o link que se segue ou clique AQUI.
http://pt.icfml.org/icfml-em-portugal/parceiros-universidades/ucp-2019/