Comunicação de Dados dos Ajustes Diretos Simplificados mais simples e rápida

Home / Notícias / Comunicação de Dados dos Ajustes Diretos Simplificados mais simples e rápida

Com vista à simplificação e eficiência na comunicação de informação ao Portal BASE, este passa agora a receber automaticamente os dados dos ajustes diretos simplificados das entidades adjudicantes aderentes através da AIRC.

A AIRC desenvolveu um sistema de comunicação dos dados relativos aos ajustes diretos simplificados, de acordo com os requisitos de integração de webservices do Portal BASE e via iAP da AMA.

Este projeto dá prossecução a um objetivo estratégico do IMPIC, enquadrado no projeto SAMA, que visa dar resposta às necessidades das entidades públicas, com a simplificação e desmaterialização dos processos de registo.

O Portal BASE (IMPIC) promove assim o alargamento dos mecanismos que asseguram a interoperabilidade entre os vários sistemas de informação da administração pública e os que se relacionam com ela, através da integração na iAP, e no âmbito da implementação da regra only once, estando em curso projetos idênticos com as entidades que se encontram aptas a comunicar os procedimentos através deste modelo.

Prevê-se uma redução exponencial na comunicação manual deste tipo de procedimentos, garantindo um impacto global na redução de custos de contexto a todas as entidades adjudicantes utilizadoras do sistema da AIRC a nível nacional.

O projeto já se encontra em produção com as entidades piloto dos Municípios de Proença-a-Nova e Marco de Canavezes e estará disponível para todas as entidades públicas durante o primeiro trimestre de 2019.

Fonte:

http://www.impic.pt/impic/pt-pt/noticias/portal-base-airc-ads